quinta-feira, 17 de julho de 2025

ABSURDO! Associação doou terreno à gestão Dino para construção de escola que nunca foi concluída

Em 2021, ex-governador Flávio Dino anunciou a obra e a Associação de Moradores de Presidente Médici doou um terreno para a contrução de um IEMA que nunca foi concluído


Em setembro de 2021, o então governador Flávio Dino chegou a ir até o município de Presidente Médici, para receber a doação de um terreno para a construção de uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e anunciar a obra – passados 4 anos, o prédio está só o esqueleto, abandonado e a população indignada. Na área já havia uma antiga esloca chamada Santa Teresa, que atendia a comunidade.

Pelas clásulas do contrato de doação da associação para o governo do estado, a não utilização do bem para o fim previsto, no prazo máximo de 2 (dois) anos, a partir da data de publicação, o bem será revertido ao patrimônio do DOADOR, sem que a o estado faça jus à indenização por benfeitorias, sejam estas úteis, necessárias ou voluntárias.

Em Nota, entidade emitiu publicamente seu repúdio e indignação por causa do abandono da construção do IEMA. Veja abaixo

A Associação de Moradores de Presidente Médici, instituição fundada em 1978, manifesta publicamente seu repúdio e indignação diante do abandono do projeto de construção do IEMA Vocacional Santa Teresa, bem como da atitude irresponsável e desrespeitosa da Câmara de Vereadores de Presidente Médici, que vem apoiando a proposta infundada de implantação de
uma escola cívico-militar no prédio que foi doado exclusivamente para a instalação de um Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O IEMA Vocacional Santa Teresa foi idealizado para ser um marco no desenvolvimento educacional e profissional de nossa região, com foco nas atividades do campo, sendo o primeiro do estado com essa vocação específica. O projeto previa a oferta de cursos técnicos em Agricultura, Pecuária, Comércio, Indústria e Saúde, com a possibilidade futura de cursos tecnólogos superiores, preparando nossos jovens e trabalhadores para o mercado e fomentando emprego, renda e dignidade.
Durante evento oficial realizado em nosso município, o então governador Flávio Dino, junto de secretários de Estado, assinou um termo de compromisso reafirmando a construção do IEMA Vocacional no prédio doado por esta Associação — um ato que foi celebrado como uma conquista coletiva da população de Presidente Médici.
No entanto, o que vemos atualmente é o descumprimento desse compromisso, somado à tentativa vergonhosa de desviar a finalidade do terreno doado para a criação de uma escola cívico-militar, proposta que não corresponde às reais necessidades da população local.
Ressaltamos que o município já dispõe de uma escola de ensino médio regular, o Centro de Ensino Maria Espíndola de Araújo Silva, e o que se faz urgente é a implantação de um centro de formação técnica e profissional.
A Associação de Moradores reafirma que a doação do terreno teve uma única finalidade: a construção de um IEMA Vocacional. Qualquer proposta que fuja dessa finalidade fere o acordo firmado com o Governo do Estado, desrespeita a comunidade e configura um retrocesso inaceitável.
Diante disso, a associação exige:
1. A retomada imediata da construção do IEMA Vocacional Santa Teresa, conforme previsto no termo de compromisso firmado com o Estado;
2. O respeito à finalidade original da doação do terreno, que é pública e transparente;
3. Que a Câmara de Vereadores se posicione ao lado do povo e da educação técnica de qualidade, em vez de apoiar iniciativas políticas que desvirtuam o interesse público;

4. E, caso o Governo do Estado do Maranhão não tenha mais interesse ou condições de construir o IEMA no prédio doado, exigimos a imediata devolução da área à Associação de Moradores de Presidente Médici.
Não aceitaremos que acordos públicos, construídos com a participação popular, sejam desconsiderados por interesses políticos momentâneos. A educação profissionalizante é o caminho mais sólido para o desenvolvimento de nosso município. Queremos o IEMA Vocacional. E se ele não vier, queremos de volta o que é nosso por direito de posse.

Presidente Médici – MA, 17 de julho de 2025.

Maranhão 24 horas notícia com credibilidade:

(Fonte de informações blog do Jadson Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEREADORES DA BASE ALIADA DO PREFEITO DE ARAGUANÃ ADERIRAM AO GRUPO DE OPOSIÇÃO:

                      MARANHÃO 24 HORAS                   NOTÍCIA COM CREDIBILIDADE O cenário político de Araguanã mudou nesta semana. Os ve...